Visitando um amigo

Quando isso aconteceu eu era bem mais novo, tinha lá meus 22 anos. Eu lembro que era carnaval e nós estávamos indo para a praia. Eu tinha pegado o carro do meu pai, fui buscar um amigo meu e lá fomos nós dois, para o litoral. Como queríamos aproveitar o máximo e demorava até chegar ao litoral, acabamos pegando a estrada de noite mesmo. Só que na metade do caminho nós sofremos um acidente, e dos feios. Na pista de lá um carro estava tentando ultrapassar um caminhão, só que não tinha espaço para passar o caminhão, o outro carro e o meu carro. Para não bater de frente no outro carro eu tive que jogar o carro para o lado, o que acabou nos jogando para fora da estrada. O carro capotou feio e eu acabei desmaiando.

Quando acordei, estava em um hospital. Eu olhei para o lado e o meu amigo estava sentado do lado da minha cama. Eu olhei para ele e tentei me mexer, mas cada músculo do meu corpo gritou de dor. Eu estava todo engessado. Eu mal conseguia falar. Eu perguntei o que tinha acontecido, e ele me falou que o carro tinha capotado. Ai eu lembrei do acidente. Eu vi o estado deplorável que eu estava e olhei para ele, e vi que ele não tinha nenhum arranhão. Eu perguntei se ele tava bem, e ele falou que estava ótimo, que não era pra mim me preocupar com ele. Eu pedi desculpa por ter capotado o carro, e ele falou que a culpa não tinha sido minha, que eu fiz a coisa certa, que podia ter sido pior. Ele ficou conversando comigo mais um tempo.

Depois de um tempo ele levantou e falou que estava na hora de ele ir. Eu falei tudo bem, depois a gente se fala e me desculpei de novo pelo acidente. Ele falou que era para eu me lembrar que a culpa do acidente não tinha sido minha, e que ele estava bem, e que era para eu me preocupar em ficar melhor, e mais nada. Então ele se despediu e saiu pela porta.

Assim que ele saiu uma enfermeira entrou para cuidar de mim e falou que não era para eu ficar falando, que era para eu ficar quieto e descansar. Eu falei para ela que só estava falando com o meu amigo. Ela perguntou que amigo. Eu falei o cara que tinha acabado de sair antes de ela entrar. Ela falou que estava do lado de fora do quarto já fazia algum tempo e que ninguém tinha saído. Eu falei que era o cara que estava comigo no carro, o meu amigo, que tinha acabado de sair. Ela olhou para mim com os olhos arregalados. Ela falou que ele não tinha sobrevivido, que morreu um pouco depois que chegou no hospital. Eu tentei insistir que não, que ela devia estar enganada, que ela devia estar confundindo as pessoas, mas ela falou que não, que o outro rapaz tinha realmente morrido.

Depois que ela falou isso eu fiquei sem saber o que pensar. Algum tempo depois a minha família apareceu e confirmou que o meu amigo realmente tinha morrido depois do acidente.

Eu acho que ele só quis me fazer uma última visita, e me deixar saber que ele não me culpava pelo que tinha acontecido.


Oto - MG - Belo Horizonte