Fantasmas amantes

Essa é uma lenda/tradição que existe na minha família.

Tudo começou a muito tempo atrás, no século XVIII ou XIX, não se sabe direito. A minha família ainda estava morando no interior de São Paulo, ninguém sabe exatamente em que cidade também. Moravam na casa o pai, a mãe, dois filhos e uma filha. Hoje em dia ninguém mais lembra o nome deles (faz muito tempo). Dizem que a filha da família era maravilhosa, de uma beleza magnífica. Ela era a mais nova dos três filhos.

Como era de costume naquela época, os pais iam arranjar o casamento da filha, e como ela era muito bonita, havia muitos homens interessados nela. Mas os pais acabaram escolhendo o filho mais velho de um fazendeiro muito rico da região, mais interessados no dinheiro dele do que na felicidade da filha. Só que o que eles não sabiam é que ela era apaixonada por um rapaz da idade dela, e mesmo se soubessem não permitiriam que os dois se encontrassem, já que o tal rapaz não tinha dinheiro.

O tempo foi passando e o tal filho do fazendeiro começou a freqüentar a casa da família da garota, e começou a cortejar ela. Desde o começo ela demonstrou que não gostava da idéia de casar com ele, mas ninguém parecia se importar muito com isso.

Mas mesmo assim o casamento entre os dois já estava praticamente oficializado e a cidade inteira já estava sabendo, mas o que ninguém sabia é que ela sempre escapava de noite para encontrar o verdadeiro amor da vida dela.

Os meses foram passando e o casamento foi oficializado, e a garota começou a entrar em desespero. Aquela não era a vida que ela queria, mas ela teria que obedecer o que o pai dela decidisse para ela. Ela tentou implorar para os pais cancelarem o casamento, dizendo que ela não queria casar com ele, mas eles, pensando na fortuna da família do rapaz, não queriam saber de desmarcar o casamento.

Quando faltava pouco menos de um mês para o casamento dela, ela já não agüentava mais de angústia. Não dormia e não comia. A única alegria que ela tinha eram os encontros às escondidas com o verdadeiro amor dela. Só que a essa altura o filho do fazendeiro já estava desconfiado de que tinha mais alguém na vida dela, e esse era o motivo do desespero todo dela, então ele mandou um capanga dele seguir cada passo da garota, para ver o que ele descobria.

Então, numa noite, ela pediu uma última vez para o pai dela, implorou pela última vez, que ele acabasse com o casamento. Mas ele já estava decidido e falou que não, que não iria cancelar o casamento. Então ela simplesmente se levantou e foi para o quarto dela. Ela trancou a porta e esperou todos irem dormir. Já que ela teria que casar com alguém que não queria, ela queria pelo menos se entregar pela primeira vez para o amor da vida dela. Então naquela noite ela fugiu para se encontrar com o amor dela, só que o capanga do filho do fazendeiro viu ela fugindo de casa no meio da noite foi atrás.

Ela foi até a casa do rapaz e chamou ele. Ele apareceu na janela e ela falou para ele seguir ela. Ela saiu correndo e os dois foram junto para um galpão abandonado que não ficava muito longe de lá e ali os dois se entregaram um para o outro pela primeira vez. Quando o capanga viu aquilo, ele foi chamar o filho do fazendeiro. Só que os dois acabaram dormindo lá no galpão nos braços um do outro.

Algum tempo depois o filho do fazendeiro apareceu com o pai, os irmãos e mais alguns capangas no galpão e encontrou os dois lá, sem roupa nenhuma, dormindo juntos. Ele ficou furioso. Começou a berrar e a chutar tudo em volta dele. Os dois amantes acordaram assustados e viram o que estava acontecendo. Sem ter nem como, nem para onde fugir, simplesmente ficaram ali parados. O filho do fazendeiro começou a xingar ela de tudo o que era nome, falando que ela não tinha honra, que não merecia a vida que ele ia dar a ela. Ela simplesmente falou que não queria a vida que ele ia dar para ela, mas que ela estava sendo forçada a ter aquela vida, e já que ela não tinha escolha de quem ia ser o marido dela, ela pelo menos tinha a escolha de quem seria o primeiro homem da vida dela, e que nunca seria um porco imundo feito ele. Quando ela falou isso ele ficou furioso. Só que ele estava armado. Ele pegou a pistola e deu um tiro nela, no coração. Ela caiu no chão. O rapaz que ela amava se jogou no chão do lado dela e começou a chorar enquanto abraçava ela. Ela só olhou para ele e falou que o amava, e morreu nos braços no único amor da vida dela. O rapaz numa fúria cega pegou uma picareta que tinha no galpão e cravou ela no peito do filho do fazendeiro, matando ele na hora. Quando a família do fazendeiro e os capangas viram o homem cair no chão sem vida pularam em cima do rapaz e começaram a bater nele. Depois da surra que deram no rapaz acabaram enforcando ele lá no galpão mesmo.

A gritaria toda que a família do fazendeiro e os capangas fizeram acabou chamando a atenção das pessoas que moravam ali pero, que foram ver o que estava acontecendo. Algum tempo depois, a cidade inteira já estava sabendo o que tinha acontecido. A família da garota ficou devastada quando soube da morte dela, com apenas dezessete anos, mas já que ela tinha morrido pelo amor dela, resolveram enterra ela e o garoto que ela amava lado a lado. A família do fazendeiro, como era rica e poderosa, ficou impune pelo crime e nada aconteceu com eles.

E agora sempre que alguém da minha família se apaixona por alguém, quando encontra o amor verdadeiro, ela aparece junto do amor dela, para abençoar o casal. Praticamente em quase todos os casamentos que deram certo na minha família, o casal chegou a ver ela e o rapaz. A minha mãe viu quando ela e o meu pai se casaram. Ela estava na cozinha fazendo um almoço para o meu pai e quando eles foram para a sala da casa deles, viram os dois lá. Uma tia minha também viu ela e o casamento dela é muito feliz. Com os meus avós aconteceu a mesma coisa.

Então sempre que eles aparecem para alguém da minha família, nós sabemos que encontramos o amor verdadeiro.


Elisa - SP - São Paulo